quarta-feira, 27 de abril de 2011




Bolo de milho verde




ingredientes

  • 8 espigas cortadas
  • 5 ovos inteiros
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 colher, das de sopa, bem cheia de margarina
  • 2 copos de leite
  • 1 pacote de coco ralado

modo de preparo

Bata tudo no liqüidificador e despeje em assadeira ou pirex grande, bem untada de margarina, e leve ao forno quente.



Mousse de Maracujá



      ingredientes


  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite (sem soro)
  • 250ml de suco de maracujá concentrado
  • modo de preparo
Coloque os ingredientes na geladeira 1 hora antes de começar a fazer, para que o mousse fique mais concentrado. Coloque no liquidificador a lata de leite condensado e creme de leite e bata. Aos poucos, vá colocando o suco de maracujá e deixe bater por uns 20 minutos. Coloque em um recipiente de vidro e leve à geladeira por 1 hora.

sexta-feira, 15 de abril de 2011



COMO FAZER OVO DE PÁSCOA


PREPARAÇÃO DO CHOCOLATE
O maior inimigo do chocolate é a água, logo o local de manipulação deve estar bem limpo e seco.Cortar o chocolate em pequenos pedaços com uma faca de serra sobre uma tábua limpa e seca. Sugestão : Para o chocolate ficar escuro, utilizar 2 partes de chocolate ao leite para 1 parte de chocolate meio amargo.





Para derreter até 1 kg de chocolate, pode-se usar o banho-maria ou microondas. Acima de 2,5 kg por vez, o melhor é usar uma derretedeira elétrica.Se for utilizar derretedeira, colocar aproximadamente 3 dedos de água para cobrir a resistência e ligá-la em 70º. Quando ela atingir essa temperatura, colocar o chocolate na bacia própria (o chocolate não precisa ser picado tão pequeno como para derreter em banho-maria), colocá-la na derretedeira e baixar a temperatura para 30º. Ela manterá o chocolate sempre nesta temperatura.
Para derreter o chocolate em banho-maria, colocar na panela de baixo água suficiente para ficar com 3 dedos de distância da panela de cima.







Deixar a água ferver. Quando isso acontecer, colocar o chocolate na panela de cima e colocá-la em cima da outra com o fogo ainda ligado. Em seguida abaixar o fogo, contar até 3 e desligar o fogo.





Mexer o chocolate (sem bater) com uma espátula e não tampar a panela. Levar as duas panelas para o local de trabalho. Se a água esfriar ou o chocolate começar a endurecer, levar somente a panela de água para o fogo. Se houver necessidade de derreter mais chocolate, somente acrescente o chocolate novo em cima do outro e leve ao fogo como no 1º procedimento descrito.











Se sobrar chocolate na panela, deixar esfriar até endurecer e tampar a panela para guardar. Na hora de reaproveitar esse chocolate, derreter como no 1º procedimento colocando chocolate novo por cima.Obs.: Para derreter chocolate branco, quando a água ferver desligar o fogo, colocar a panela com o chocolate e mexer sem bater.Quando usamos o microondas no derretimento, o chocolate fica livre do perigo do vapor de água. Porém, se aquecido excessivamente ele manchará após a moldagem. O chocolate não pode sair totalmente derretido do microondas, pois isso significa que ele já passou do ponto de temperatura suportável.Em termos gerais, 4,5 minutos são suficientes para derreter 1 kg de chocolate. Entretanto, esse tempo pode variar de acordo com o modelo do forno, sua potência e a oscilação da corrente elétrica.Para o microondas, pode-se picar o chocolate em pedaços maiores. Digite o tempo respeitando a quantidade a ser derretida. Na metade do tempo, abra o microondas e mexa o chocolate para que ele derreta por igual. Quando terminar o tempo, retire e mexa até completar o derretimento. Caso persistam algumas pelotinhas, volte ao microondas por alguns segundos, apenas para completar o derretimento.






A tabela abaixo dá uma noção dos valores médios de tempo de derretimento.

PESO (GRAMAS)
TEMPO EM POTÊNCIA MÉDIA
100 g
1 minuto e 40 segundos
200 g
1 minuto e 50 segundos
300 g
2 minutos e 20 segundos
400 g
2 minutos e 40 segundos
500 g
2 minutos e 45 segundos
600 g
3 minutos e 05 segundos
700 g
3 minutos e 25 segundos
800 g
3 minutos e 40 segundos
900 g
4 minutos e 20 segundos
1000 g
4 minutos e 35 segundos

A temperatura do chocolate deve ser sempre verificada na palma ou nas costas da mão, ou abaixo dos lábios, de acordo com o local que a pessoa tiver mais sensibilidade. Pode-se ainda utilizar um termômetro culinário para facilitar.
Independente do método utilizado para se derreter o chocolate, o importante é saber que ele deve ser aquecido, no máximo, até 42º e depois resfriado até atingir entre 28º e 30º, que é a temperatura ideal para ser moldado.








Para resfriar o chocolate, pode-se utilizar o método de “choque” na pedra ou se utilizar outra tigela e água fria. No método de choque, colocar um pouco do chocolate sobre a pedra (ou inox), alisar delicadamente com a espátula espalhando sobre a pedra para dissolver eventuais bolinhas de chocolate que ainda não derreteram completamente e depois puxar com a espátula para um lado e depois para o outro até que ao experimentar o chocolate esteja completamente frio.






Pode-se resfriar o chocolate também trocando o mesmo da tigela em que foi derretido para um refratário limpo e seco e colocar o mesmo sobre uma tigela com um pouco de água fria. Mexa o chocolate até ele esfriar. Tomar muito cuidado para que a água não entre em contato com o chocolate.


Dica :  Deixando a temperatura descer um pouco mais (25º) e elevando-a em seguida ao ponto de temperagem (29º). O resultado será um ovo de superfície impecável e com um brilho extraordinário.
Após esse processo o chocolate está pronto para ser utilizado para diversas finalidades descritas a seguir.
Se o chocolate começar a endurecer, pode-se usar 2 procedimentos; colocar mais chocolate quente sobre este e repetir o processo de resfriamento ou recolhe-lo para a panela ou tigela, misturá-lo ao chocolate quente e repetir o processo de resfriamento.
Se por algum motivo cair água sobre o  chocolate, cortar o pedaço atingido, pesar, cortar a mesma quantidade de chocolate virgem, misturá-los e colocá-los novamente na panela.
  OVOS DE PÁSCOA

Cada tamanho de casca de ovo leva certa quantidade de camadas de chocolate, a seguir :
peso                                       camadas
50 gr.                                            3
100 gr.                                          4
de 200 a 350 gr.                         5
de 500 a 750 gr.                         6
1 kg.                                           7 a 8           

Com o chocolate já resfriado, colocar um pouco dele em cada parte da forma (para ovos menores de 500 gr. a forma tem mais de 1 cavidade) e espalhe com uma colher ou pincel, ou ainda, gire a forma para espalhar o chocolate.





 Bater levemente sobre a mesa para tirar as bolhas de ar. Levar à geladeira de 1 a 2 minutos.


Após esse tempo tirar da geladeira e repetir o mesmo procedimento para as camadas restantes. Na última camada espalhe um pouco mais de chocolate nas bordas da forma. Retire os excessos com uma espátula, formando assim as bordas do ovo. Leve à geladeira emborcada sobre um papel alumínio. Respeite sempre o tempo máximo de geladeira que é de 20 minutos.



Por exemplo, um ovo de 350 gr. leva 5 camadas. A cada camada ele fica 1 minuto na geladeira, logo quando fazemos a última camada ele já ficou na geladeira por 4 minutos e ficará somente mais 16 minutos (no máximo) para completar os 20 minutos.
Após esse tempo tirar a forma da geladeira e observar o fundo. A casca deve estar completamente descolada do fundo.





Se isto não ocorrer, a causa mais provável é que o chocolate não estivesse frio o suficiente para ser manipulado. Neste caso a casca ficará manchada e normalmente é descartada e o chocolate derretido novamente.
Para desenformar, bater a forma na pedra (limpa) sem apoiá-la totalmente, ou seja, bater a parte da frente erguendo a do fundo, formando uma diagonal.




Colocar todas as metades sobre um papel manteiga e deixar descansar de 10 a 24 horas antes de embrulhar. É importante saber que é errado colocar os ovos para secarem no alto, como em cima de armários. O certo é colocá-los mais perto do piso, pois a temperatura é mais baixa do que no alto.
Ao manipular os ovos, o ideal é utilizar luvas descartáveis para evitar deixar “impressões digitais” no chocolate.
Após o descanso, as metades devem ser embrulhadas em papel chumbo para não perderem o aroma e o sabor. Após essa embalagem as metades podem ser armazenadas em caixas de papelão forradas com papel manteiga e intercaladas com o mesmo papel por até 8 meses. Fazendo assim, as embalagens só serão finalizadas na hora da venda ou entrega dos ovos.


 EMBALAGEM DOS OVOS

            Saber combinar a cor do papel e os tipos de laços são alguns dos segredos de uma embalagem de bom gosto. Para os ovos mais trabalhados, use papéis discretos, que realcem o trabalho artesanal. Já para a garotada, prepare embalagens alegres e coloridas, fáceis de serem abertas. Para embrulhar, apóie o ovo em suportes próprios (parecem copinhos e ficam dentro da embalagem) ou pequenas tigelas, evitando o contato direto com as mãos : o calor da pele pode fazer com que a superfície do ovo perca o brilho.

A primeira embalagem (como já foi explicado) deve ser o papel-chumbo, que protege o ovo dos odores, umidade e luz, evitando assim a perda do sabor e aroma.






Depois de cada metade embrulhada, recheie com os bombons também embrulhados no papel-chumbo, coloque sobre o suporte para ovos. Coloque tudo sobre a folha escolhida, que pode ser papel, celofane, papel de seda.  Estique as pontas para cima, ajeitando o  meio fazendo pregas no corpo do ovo. Para amarrar, dê um nó cego com um pedado de fita deixando duas pontas de 20 cm.
            Faça um laço ou use um pronto. Prenda o laço usando as pontas que ficaram soltas do amarrado anterior.


    Depois de embrulhados, guarde os ovos em local arejado, seco e de temperaturas amenas. A proximidade com produtos de limpeza, perfumes, tintas e outros produtos e odor forte é totalmente contra-indicada, pois transmitem o odor para o chocolate.


































CHAT * MAIS SABOR *

Total de visualizações de página



*Mais Sabor *