segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Usar Medidas Culinárias

A maioria de nós têm colheres e taças de medidas em nossas cozinhas, mas será que sabemos como usá-las? Medir os ingredientes corretamente ajuda a "acertar" na receita, e melhora a qualidade dos alimentos. Clique em qualquer foto para vê-la em tamanho maior.

Passos

  1. Uma jarra de medida, acima. Da esquerda para a direita, medidas de plástico de 1 xícara, 1/2, 1/3, 1/4 de xícara. Colheres de medida, 1 colher de sopa, 1 colher de chá, 1/2, 1/4 de colher de chá.
    Uma jarra de medida, acima. Da esquerda para a direita, medidas de plástico de 1 xícara, 1/2, 1/3, 1/4 de xícara. Colheres de medida, 1 colher de sopa, 1 colher de chá, 1/2, 1/4 de colher de chá.
    Saiba as diferenças entre as medidas de secos e molhados, e use a medida apropriada para cada material. Apesar das medidas indicarem o mesmo volume, elas são usadas de forma diferente. Cada medida tem um rótulo, indicando seu valor.
  2. Uma xícara de suco de maçã.
    Uma xícara de suco de maçã.
    Líquidos, medidos em xícaras. Para medir líquidos, como água, leite ou óleo, encha a jarra até a linha apropriada, coloque-a em uma superfície nivelada, e veja a medida com os olhos na altura do líquido.
  3. Nivele um quarto de xícara de chocolate em pó com uma espátula.
    Nivele um quarto de xícara de chocolate em pó com uma espátula.
    Pós, medidos em xícaras. Use uma medida seca para pós como chocolate, açúcar, sal e fermento. Pressione levemente o pó na medida, e passe uma faca ou espátula por cima, raspando o excesso de volta para o recipiente.
  4. Uma colher de chá de suco de maçã.
    Uma colher de chá de suco de maçã.
    Líquidos, medidos em colheres. Para medir líquidos nas colheres, encha-a por completo.
  5. Uma colher de chá "cheia" de bicarbonato de sódio.
    Uma colher de chá "cheia" de bicarbonato de sódio.
    Pós, medidos em colheres. Para medir pós usando as colheres, siga o mesmo procedimento usado para as xícaras. Algumas embalagens vêm com uma borda reta para nivelar o pó. Você pode usar também a borda da tampa.
  6. Uma colher de chá "servida" de bicarbonato.
    Uma colher de chá "servida" de bicarbonato.
    Uma colher só não é o bastante? Meça uma colher cheia deixando o excesso que ficar em cima da medida. Não tente fazer a maior montanha de ingredientes possível, mas faça um montinho moderado sobre a colher. Isto é melhor feito com a prática, pois você vai saber a quantidade de ingredientes a usar.
  7. Uma colher de chá "escassa" de bicarbonato.
    Uma colher de chá "escassa" de bicarbonato.
    Uma colher é um pouquinho demais? Uma medida imprecisa, quando é necessário ligeiramente menos do que uma medida cheia. Você pode bater ou chacoalhar um pouco do pó para fora, após fazer a medida cheia.
  8. Uma colher de chá e 3/4.
    Uma colher de chá e 3/4.
    Faça a matemática. Some as medidas se você não tiver como fazê-lo de uma só vez. Por exemplo, 1 colher de chá e 3/4 significa 1 colher cheia, mais 1/2 colher mais 1/4 de colher.

Dicas

  • Ao cozinhar, siga a receita. Se você gostar da sua sopa de lentilhas um pouquinho mais salgada, prove antes, e então adicione mais sal. Se um bolo ou pão pedir 2 colheres de chá de sal, coloque exatamente este tanto.
  • Todas as receitas que levam bicarbonato de sódio precisam de um pouquinho de sal para ajudar.
  • Se estiver preparando uma receita nova, tente fazer 'exatamente' como escrito. Faça ajustes a partir da segunda vez, após ter provado como ficou, e você já sabe como a receita funciona.
  • Ao pegar uma receita em inglês, ou com medidas no sistema padrão real (as medidas usadas nos EUA e Grã Bretanha):
    • 3 colheres de chá = 1 colher de sopa= 1/2 "ounce" de líquido.
    • 16 colheres de chá = 1 xícara= 8 "ounces".
    • 2 xícaras = 1 "pint" = 16 "ounces"
    • 4 xícaras = 2 "pints" = 1 "quart" = mais ou menos 1 litro.
    • 4 "quarts" = 1 "gallon" = mais ou menos 4 litros.
  • Normalmente abrevia-se "Colher de Sopa" CS, "Colher de Chá" cc, "Xícara" X.
  • Três colheres de manteiga.
    Três colheres de manteiga.
    Manteiga e outros ingredientes em barra normalmente têm uma régua na embalagem. Use uma faca para cortar exatamente no risco, com embalagem e tudo. Normalmente 200g de manteiga equivalem a uma xícara.
  • Um terço de xícara de açúcar mascavo.
    Um terço de xícara de açúcar mascavo.
    Meça açúcar mascavo apertando firmemente o açúcar contra a medida com as costas de uma colher.
  • Para medir queijo ralado ou nozes picadas, pressione-os contra a medida até que fiquem ligeiramente acima da borda.
  • Meia xícara de manteiga de amendoim.
     
    Meia xícara de manteiga de amendoim.
    Para medir materiais pastosos consistentes, pressione-os contra a medida (para evitar espaços vazios), antes de raspar o excesso.

Avisos

  • Evite contaminação! Ao medir ingredientes diferentes, sempre use uma medida limpa. Não coloque uma colher molhada ou suja de óleo na lata de um pó ou outro ingrediente seco. Isso irá contaminar o resto do material, e possivelmente poderá estragá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CHAT * MAIS SABOR *

Total de visualizações de página



*Mais Sabor *